F-15 A "Eagle"

F-15 A Eagle
F-15 A Eagle
F-15 A Eagle
País Origem: Estados Unidos da América
Construtor: McDonnel-Douglas/Boeing
Função: Caça de Superioridade Aérea
Peso Vazio: 12.973kg
Peso máximo/descolagem: 30.845kg
Comprimento: 19,4m
Envergadura: 13,0m
Altura: 5,6m
Numero de suportes p/ armas: 7
Tripulação: 1
Motor:2 x Pratt & Whitney F100-P-220
Capacidade de carga/armamento: 10.705kg
Velocidade Máxima: Mach 2.5
Velocidade Máxima(nível do mar): 1.470 km/h
Velocidade Cruzeiro: 1.200 km/h
Altitude máxima: 20.000 m
Autonomia Máxima: 5.700 km
Autonomia Combate: 2.400 Km
Autonomia máxima/leve 4.630 km
Canhões
- 1 x Vulcan M61-A1 20mm
Misseis Ar-Ar
- AIM-9L/M Sidewinder (Alcance: 18 km)
- AIM-7F/M Sparrow (Alcance: 50 km)
- AIM-120 AMRAAM (Alcance: 70 km)
Radares
- ALR-56C
- Raytheon Systems AN/APG-63/APG-70 - Multi-modo/Pulso Dopler (Alcance médio: 78Km)
Outros Sistemas
- Contramedidas ALQ-135
  • Arabia Saudita
  • Estados Unidos
  • Israel
  • Japão
F-15 A Eagle
F-15 A Eagle

O F-15 Eagle é, indiscutivelmente, um dos mais capazes e versáteis caças dos anos 80 e 90, servindo em grandes números na USAF, junto com as força aéreas de Israel, Japão e Arábia Saudita.

O design desse caça clássico data de 1965, quando a USAF precisava de um novo avião de superioridade aérea com longo alcance, para superar os MiG-23 Flogger e MiG-25 Foxbat que entravam em serviço na, então, União Soviética. O programa chamado FX levou ao desenvolvimento do F-15A, que fez seu primeiro vôo em 27 de Julho de 1972, e durante o ano seguinte um pedido de 355 F-15A e 57 F-15B (bilugar para treino) foi feito. O serviço operacional começou com as primeiras entregas para o Tactitcal Air Command - TAC (Comando Aéreo Táctico) em 9 de Janeiro de 1976. Os primeiros Eagles a se juntar a USAFE (Força Aérea dos EUA na Europa) se estabeleceram na base de Bitburg (Alemanha), durante Abril de 1977.

F-15A CockpitNos anos de 1974 e 1975 a McDonnell Douglas modificou uma fuselagem de F-15A para quebrar uma série de recordes de subida. A aeronave, chamada Streak Eagle, pesava 810 kg a menos que os F-15A em operação e quebrou oito recordes de subida, sendo o mais impressionante no dia 1 de Fevereiro de 1975, subindo 29.527 metros em 3.46 minutos. Em Junho de 1979 o F-15A foi trocado pelo F-15C. Esse é uma versão melhorada do Eagle básico, incorporando melhorias nos aviônicos, adicionais 900 kg de combustível em tanques instalados ao lado das entradas de ar e um peso máximo de descolagem maior. Foram encomendadas 410 unidades do modelo C e 61 do modelo D, sua versão de treinamento. O F-15C tem uma razão de vitórias em combates aéreos de 95:0, mostrando se uma das mais efectivas aeronaves já desenvolvidas.

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